header image
Dutos Têxteis para Climatização de Ambientes


Um novo conceito em climatização de ambientes onde há permanência de pessoas, melhorando a sensação de conforto térmico além da qualidade e distribuição do ar.
Na Europa e Estados Unidos este sistema já é largamente utilizado, tanto na refrigeração industrial quanto comercial. Seja para aquecer ou resfriar um ambiente os Dutos Têxteis apresentam a mesma eficiência, com a vantagem adicional de atenuar ruídos.
A possibilidade de substituição de Dutos metálicos da instalação de Ar-condicionado por Dutos infláveis de Tecido proporciona um menor custo de manutenção da qualidade do ar recirculante.
Image

APLICAÇÕES

Instalações Centrais: Em sistemas de ar condicionado central onde a limpeza dos Dutos de distribuição de ar é sempre difícil e onerosa, os Dutos de tecido substituem com vantagem os dutos metálicos com menor custo de instalação e manutenção por metro linear.

As grelhas de saída de um sistema de dutos tradicionais apresentam por vezes velocidades do ar que, dependendo do pé-direito do ambiente, podem proporcionar desconforto térmico. Como em Dutos Têxteis a distribuição do ar é feita em toda a superfície do tecido, a velocidade do ar é imperceptível e igualmente distribuída em toda a sua extensão.

Supermercados, galpões, lojas, e até ambientes menores também oferecem grande aplicabilidade ao sistema, já que os Dutos em Tecido eliminam o transtorno da obrigatoriedade da limpeza, comum a dutos metálicos.

Instalações descentralizadas: Para contornar a má distribuição do ar e o desconforto causado pela ventilação direta em ambientes climatizados por vários evaporadores ou desumidificadores, a refrigeração industrial recentemente também lançou mão do recurso de adaptar nos ventiladores (D) Dutos infláveis em tecido, suspensos no teto por meio de alças e tirantes (B) que deslizam em longarinas metálicas ou cabos (A).
Image

 

CARACTERÍSTICAS

100% fibra sintética: Material extremamente leve, resistente, livre de condensação, inibindo a proliferação de bactérias e fungos mesmo com Umidade Relativa do ar (UR) a 95%.

Lavável: de fácil higienização, necessitando somente produtos e utensílios comuns às lavagens de roupa (sabão em pó e máquina de lavar), eliminando a necessidade de equipamentos especiais para a remoção de sujeira, como os conhecidos “robôs”, utilizados em limpeza de dutos de ventilação metálicos, proporcionando um baixíssimo custo de manutenção.

Permeável ao ar: mas com grau de retenção suficiente para manter o duto inflado em formato sempre cilíndrico (ou semicilíndrico), com uma pressão estática constante.

Diversas cores: uma ampla carta de cores permite uma composição harmônica com o ambiente, auxiliando a estética.

Qualidade do ar: todos os resíduos maiores que a trama do tecido permanecerão dentro do duto, realizando assim uma pré-filtragem e, conseqüentemente, resultando em um ar mais limpo.

Fácil instalação: permitindo a instalação em poucas horas, praticamente sem demandar modificações na infraestrutura. Resume-se basicamente na fixação de cabos de aço ou longarinas rentes ao teto por onde são suspensos os tirantes que mantem o duto na posição e na altura desejadas (Figura 6 A/B).

Tecido Antichama: Opção que torna o Duto Têxtil não inflamável, oferecendo total segurança contra incêndios.

     

INSTALAÇÕES & ADAPTAÇÕES

Refrigeração Industrial: Em evaporadores e "fan-coils" já instalados, o levantamento dos dados relativos ao equipamento, dimensões e  temperatura requerida do ambiente, bem como outros dados prévios, comuns aos levantamentos de cargas térmicas, determinam o dimencionamento dos dutos e eventual adaptação da ventilação.
Quando tais levantamentos apontam para a necessidade de adaptações, as modificações a serem feitas consistem, basicamente, na modificação de hélices, bocais e/ou motores dos ventiladores, que terão novas vazões e pressões estáticas compatíveis às novas condições exigidas.

Clique para ampliar...


Clique para ampliar...


Refrigeração Comercial: Guardadas as devidas diferenças de uma instalação industrial, também se faz necessário o levantamento das condições exigidas pelo ambiente a ser climatizado. Estes dados definirão as características do duto a ser instalado, além de levar em consideração características estéticas como cor predominante e altura do pé-direito.

Image
Figura 6 A/B: A altura do pé-direito é importante na determinação do formato e dos pontos de fixação do duto.

Na implantação de instalações novas, para ambos os casos, basta incorporar ao projeto o conceito de distribuição do ar ventilado por DUTOS TÊXTEIS.

Image
A MONTEF dimensiona, fabrica e fornece a instalação dos DUTOS TÊXTEIS com todos os acessórios inclusos.

 


Empresa

Somos uma empresa que tem em seu histórico uma significativa relação de serviços prestados no ramo da refrigeração a empresas de pequeno, médio e grande porte, sempre mantendo o mais alto nível de qualidade e profissionalismo.

Nosso grande diferencial, que nos coloca tecnicamente à frente de nossa concorrência, está na experiência profissional que foi adquirida, anteriormente, em empresas líderes de mercado no setor.

A MONTEF tem toda a bagagem técnica necessária à instalações frigoríficas de qualquer porte. Desde uma simples câmara até toda a infra-estrutura de climatização, armazenamento e congelamento de produtos alimentícios.

A MONTEF tem como diretor técnico o Engenheiro HARALD WERNER MÜHLE, que possui a experiência vivida tanto junto a fabricantes de equipamentos frigoríficos quanto em empresa líder no setor de abate e industrialização de bovinos para exportação. Isto nos permitiu entender, na prática, os problemas enfrentados por ambos os lados, podendo desta maneira oferecer uma melhor assistência técnica a nossos clientes.

Diversos setores industriais, principalmente o alimentício, demandam atualmente constantes mudanças, determinadas pela alta competitividade que a globalização impõe, forçando a redução dos custos de produção. Dentro deste princípio, temos uma importante participação, realizando adaptações em instalações que necessitem de uma maior agilidade e versatilidade operacional.